O empresário Julio Tedesco, 73 anos, um dos mais conhecidos empreendedores do setor turístico em Santa Catarina, morreu na manhã desta sexta-feira (19) no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, por complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado desde o dia 4 de janeiro no Rio Grande do Sul, onde também mantinha negócios.
Continua depois da publicidade
> Governo ignora pedido de SC e Oeste fica sem doses extras de vacina
Tedesco foi intubado e chegou a ter uma melhora significativa, que permitiu que fosse transferido para o quarto – mas seu estado de saúde piorou devido a comprometimentos de saúde decorrentes do coronavírus.
O governador Carlos Moisés lamentou a morte do empresário em seu perfil nas redes sociais. O empresário era natural de Caçador.
SC perdeu hoje o empresário Júlio Tedesco, empreendedor com mente visionária que construiu uma brilhante história no estado na área industrial e no turismo. O Parque Unipraias Camboriú, em BC, é um de seus empreendimentos de destaque. Perda irreparável. Meus sentimentos à família
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) February 19, 2021Continua depois da publicidade
> Pandemia em SC: “precisamos fechar o comércio”, diz infectologista da Dive
No ano passado, Tedesco foi escolhido para receber a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a principal homenagem da indústria catarinense, que é concedida pela Fiesc. A solenidade foi suspensa em 2020, devido à pandemia, e ocorrerá em junho. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, se manifestou em nota: “O Brasil e Santa Catarina perdem um empreendedor, que vislumbrou e realizou negócios de valor agregado e que ao mesmo tempo tinha espírito solidário impar”.
Turismo em Balneário Camboriú
Julio Tedesco era sinônimo de turismo em Balneário Camború. A história do empresário está diretamente relacionada ao desenvolvimento da vocação da cidade para o entretenimento e o lazer. Os negócios do Grupo Tedesco incluem o Parque Unipraias Camboriú, o Barco Pirata, a Tedesco Marina Garden Plaza e, mais recentemente, o Atracadouro Barra Sul, onde aportam as viagens de cruzeiro.
O atracadouro era a ‘menina dos olhos’ de Julio Tedesco. O empresário costumava falar sobre o longo e trabalhoso processo de concessão, que lhe garantiu um dos espaços mais elogiados do Brasil pelas empresas que operam navios de cruzeiro.
Continua depois da publicidade
> Luciano Hang vai erguer o maior prédio da América Latina em Balneário Camboriú
O empresário também foi o idealizador dos tradicionais Bondindinhos, que fazem o transporte entre a Avenida Atlântica e a Avenida Brasil. Teria partido dele, ainda, a denominação do bairro Barra Sul, onde estão seus negócios.
Tedesco conhecia como poucos o mercado onde reinou absoluto ao longo dos anos. Tinha uma característica muito peculiar, que pude perceber nas muitas vezes em que o entrevistei: gentil e de boa conversa, Julio Tedesco evitava projeções. Ao menos à imprensa, gostava de falar do que já estava certo de que iria ocorrer.
Um dos assuntos de que falava com entusiasmo era sobre o crescimento do mercado de cruzeiros em Balneário Camboriú.
> Anderson: SC não deve receber quantidade de vacina contra Covid-19 prevista para fevereiro
À frente do Grupo Tedesco desde que tinha 29 anos, Julio também comandava a Primo Tedesco, que responde por 40% da produção nacional de sacos industriais de cimento. A empresa mantém unidades de negócios em Caçador, onde mantém divisão de celulose e papel e divisão de sacos industriais, reflorestamento e fazendas; e em Canoas (RS), com divisão de embalagens de papelão ondulado.
Continua depois da publicidade
A empresa também possui produção própria de energia elétrica em quatro usinas hidrelétricas situadas em Caçador e de Irineópolis.
O empresário Julio Tedesco deixa a mulher, Vani, as filhas Patricia e Juliana, e três netos.
Cremação
Julio Tedesco será cremado. A despedida ocorrerá neste sábado (20) na Sala de Cerimônias do Crematório Angelus, em Porto Alegre (RS), das 13h às 17h.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz