Jair Renan, o filho zero-quatro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem intensificado a agenda política em Santa Catarina. Posa para fotos ao lado dos apoiadores do pai, faz visitas institucionais e até cantou o hino nacional em escola ao lado de prefeito. Em quase todas as agendas, há uma figura em comum: o empresário Emílio Dalcoquio Neto, de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Host

Espécie de “host” do zero-quatro em Santa Catarina, Emílio já levou Jair Renan ao Beto Carrero World para posar ao lado do herdeiro do parque, a estandes de tiro, a festas populares, e tem viajado ao lado dele pelo Estado. Vez ou outra, os dois têm a companhia do deputado federal Zé Trovão (PL), que também é próximo de Dalçoquio. O empresário teria sido alçado ao posto de conselheiro político do filho de Bolsonaro, que pretende se candidatar nas próximas eleições municipais em Balneário Camboriú, onde mora.

Líder dos bloqueios segundo a PRF, Emílio Dalçoquio esteve com Bolsonaro

Continua depois da publicidade

Proximidade

Dalçoquio tem uma relação de longa data com Bolsonaro, e costuma recepcionar o ex-presidente em viagens a SC.  No dia 11 de outubro de 2022, durante a campanha para o segundo turno, o empresário era uma das lideranças bolsonaristas que aguardavam o ex-presidente no Aeroporto de Navegantes. Ali estava, por exemplo, o governador Jorginho Mello, que disputaria a segunda fase da eleição pelo PL. Mas quem concentrou as atenções de Bolsonaro foi Dalçoquio, com quem o então presidente conversou demoradamente, cobrindo a boca com a mão.

Ao vivo

As imagens da conversa foram transmitidas ao vivo, em “lives” que mostravam a chegada de Bolsonaro a SC para o compromisso de campanha – e repercutiram nacionalmente depois que Dalçoquio foi apontado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) como um dos líderes dos bloqueios ilegais que tomaram conta das estradas semanas depois, após a vitória de Lula no segundo turno.

Lula marca viagem a Santa Catarina; saiba quando

PRF

Herdeiro de uma das mais tradicionais transportadoras de Santa Catarina e fundador de uma marca de roupas e acessórios, Dalçoquio foi citado pela PRF em um documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A transportadora da família se manifestou na época, informando que Emílio Dalçoquio Neto não integra o quadro da empresa. Em 2018, o empresário chegou a ser investigado por locaute durante a greve dos caminhoneiros – mas a invstigação foi arquivada.

Continua depois da publicidade

Puxador de votos

O principal papel de Dalçoquio ao lado de Jair Renan é abrir as portas de SC ao filho de Bolsonaro. Embora pretenda se candidatar em Balneário, o zero-quatro tem sido disputado pelo PL em outras cidades no Estado, porque é visto como um “puxador de votos”, que ajudaria a alçar outras candidaturas.

O “tour” por diferentes regiões, ao lado de Dalçoquio, aponta que Jair Renan está empenhado em entrar na política. Depois da Câmara de Vereadores, a intenção do zero-quatro seria uma candidatura a deputado federal por Santa Catarina, em 2026.