O presidente Michel Temer (MDB) desistiu de parte da agenda que teria em Santa Catarina no sábado (22), quando está marcada a inauguração da escola integral bilíngue Leonel Brizola, em Bombinhas, e a entrega do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Na terça-feira à tarde o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, confirmou que, pelo menos a Balneário, o presidente não vem. A agenda de Bombinhas ainda não está descartada.
Continua depois da publicidade
Segundo Lummertz a desistência, em relação ao Centro de Eventos, foi para não causar mal entendido, já que o empreendimento não estará 100% pronto.
O anúncio veio tarde. Horas antes o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), enviou um ofício ao presidente Temer e ao governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) para informar que não participará da entrega. No documento, diz que o empreendimento “não tem condições de abrir suas portas para eventos” por falta de Habite-se, climatização, mobiliário, e de definição sobre a gestão dos espaços.
O Centro de Eventos de Balneário Camboriú, assim como a escola Leonel Brizola, em Bombinhas, está na lista do Programa Chave de Ouro do governo federal, que estabeleceu 20 empreendimentos prioritários paras serem entregues ou iniciados até o fim do mandato, em 31 de dezembro _ empreitadas em todo o país que servem como vitrine política para o atual governo.
Continua depois da publicidade
Equívoco
Para Lummertz, o prefeito de Balneário Camboriíu cometeu um equívoco _ “Falei a ele que não estamos inaugurando, mas entregando as obras físicas. Os recursos foram todos repassados, não falta um tostão”, disse. A obra, de R$ 134 milhões, teve recursos federais, municipais e estaduais. O federal investiu R$ 70,6 milhões no Centro de Eventos.