O governador Jorginho Mello (PL) receberá nesta quarta-feira (19) o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji. O encontro, que já estava programado, ocorre em um momento delicado na relação do Estado com o país asiático. O Japão, que é o maior importador de carne e derivados de frango provenientes de SC, suspendeu o recebimento de produtos catarinenses em razão da descoberta de casos isolados de influenza aviária.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Embora o foco inicial da reunião fosse o estreitamento da parceria entre SC e o Japão, o embargo ao frango deve dominar a conversa. O governador vai defender a sanidade da produção catarinense e destacar que os dois casos de influenza ocorreram em aves domésticas, longe das indústrias, e foram erradicados logo que identificados.
Japão suspende importação de frango de SC após caso de gripe aviária
O mesmo tom deverá ser usado pelo Ministério da Agricultura, que está organizando uma missão ao Japão, coordenada pelo ministro Carlos Favaro para reverter a suspensão das importações. Além de Santa Catarina, as aves provenientes do Espírito Santo também estão sob embargo.
Continua depois da publicidade
Ainda não está definido se o governador Jorginho Mello participará da missão, ao lado de empresários catarinenses.
Leia mais:
Sem alarde, “Plano Shein” começa a ser implantado em Santa Catarina
Três vezes em que os arranha-céus de Balneário Camboriú balançaram com o vento
Deputados do PL brigam no Whatsapp e petistas se estranham por gratificação na Alesc
TCU descarta irregularidade em programa da UFSC que motivou prisão e morte do reitor Cancellier