Santa Catarina se destaca nacionalmente na geração de empregos formais no setor de serviços. Os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na sexta-feira (27), foram analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e mostram que o Estado alcançou a segunda posição no Brasil em novembro, com 5,3 mil novas vagas geradas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o Centro de Inteligência e Estratégia da Facisc, em novembro do ano passado o Estado ficou na quinta colocação no ranking nacional – significa que subiu três posições de 2023 para 2024.

Para o presidente da Facisc, Elson Otto, esse desempenho reflete o impacto positivo da temporada de verão e do aumento de eventos corporativos no final do ano, e coloca o Estado no radar de quem busca oportunidades no mercado de trabalho.

No setor de fornecimento de alimentos para terceiros, Santa Catarina foi líder nacional, com 927 novas vagas, representando 45% do total do país. Em contraste, São Paulo, que é tradicionalmente um grande empregador, enfrentou uma queda de 171 vagas no segmento.

Continua depois da publicidade

– Esse diferencial reforça o dinamismo catarinense e a força do estado na organização de eventos e na hospitalidade – diz o presidente Elson Otto.

Cidades como Florianópolis, Itajaí, Bombinhas e Itapema são os principais destaques, com aumento na contratação de mão de obra temporária, especialmente para atender à demanda de hotéis, restaurantes e serviços de alimentação.

Só na Capital, mais de 1,5 mil novas vagas foram abertas no setor de serviços, enquanto Balneário Camboriú registrou mais de 200 contratações em restaurantes e similares. A força do mercado de trabalho catarinense também é visível em Joinville, que gerou 754 novas vagas no fornecimento de alimentos prontos, e Itajaí, com 137 novas oportunidades no setor.

Esse movimento reflete a crescente demanda por serviços de alimentação e hospedagem, impulsionada pela chegada do verão e pelo aumento do fluxo turístico no litoral. Com perspectivas promissoras para a temporada de 2025, Santa Catarina se consolida como um Estado estratégico para quem busca oportunidades de trabalho na temporada de verão.

Continua depois da publicidade

– A combinação de belezas naturais, qualidade de vida, alta procura turística e um mercado de trabalho aquecido fazem do estado uma referência nacional no setor de serviços – detalha o presidente da Facisc.

Leia também:

Não é meme: Agro “desceu pra BC” e transforma soja e bois em imóveis em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é destaque na Monocle, uma das maiores publicações sobre estilo de vida no mundo

Desembargadores de SC que jantaram com Luciano Hang serão investigados pelo CNJ

Colapso da BR-101 não será resolvido se Santa Catarina não “sair da caixa”

Município de Itajaí herdará dívida milionária após federalização do porto