Eleito deputado federal com 71.140 mil votos, o caminhoneiro influencer bolsonarista Zé Trovão (PL) segue utilizando tornozeleira eletrônica. A medida restritiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes em dezembro do ano passado, depois que ele foi liberado da prisão em Joinville.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Zé Trovão é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, e teve a prisão decretada por descumprir ordens judiciais. Na época, ele saiu do país e ficou foragido por quase dois meses, até se entregar à Polícia Federal.
A advogada Thaíse Mattar Assad, que representa Zé Trovão, disse à coluna que a eleição dele a deputado federal será informada ao STF como “fato novo” em relação à condição pessoal. A tendência é que a defesa peça a flexibilização das medidas restritivas, como o uso da tornozeleira.
Continua depois da publicidade
Veja nota dos advogados de Zé Trovão:
Após árdua discussão jurídica, apresentação, prisão domiciliar e liberdade para transitar pelo estado de Santa Catarina e, por estar com seus direitos políticos íntegros, foi registrada sua candidatura e eleito como deputado federal pelo estado de Santa Catarina.
O próximo passo, no âmbito jurídico, será comunicar oficialmente o STF da superveniência deste fato novo, objetivando a abolição ou, ao menos, a flexibilização das medidas, em respeito a vontade popular, consagrada nas urnas, para que possa livremente exercer seu mandato.