O deputado federal Valdir Cobalchini, presidente do fórum parlamentar catarinense em Brasília, assumiu nesta segunda-feira à noite (15) a presidência estadual do MBD. Ele substitui Carlos Chiodini (MDB), que deixou o comando do partido para se dedicar às eleições em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As eleições municipais serão desafiadoras para o MDB. Único a ter representação em todos os 295 municípios de Santa Catarina e recordista em número de prefeitos, o partido enfrentará o avanço de outras siglas como PL e PSD, que têm como estratégia a pulverização de candidaturas e chegam com apetite ao pleito de outubro.
O PL, por exemplo, elegeu 27 prefeitos em 2020, mas já tinha 43 até o fim do ano passado – e pretente eleger pelo menos 100 em 2024.
Ao se espedir do cargo, Chiodini ressaltou a intenção do MDB de seguir na liderança:
Continua depois da publicidade
– Desde novembro de 2022, quando assumimos o desafio de estar à frente do MDB aqui no Estado, trabalhamos para organizar o nosso partido, ouvindo as bases e fortalecendo o Manda Brasa em Santa Catarina. Hoje, temos orgulho de ser o único Estado do país a ter o MDB em 100% dos municípios. Nossa chama segue acesa e tenho certeza que continuaremos sendo o maior partido de Santa Catarina – afirmou.
Cobalchini seguiu a mesma linha:
– Neste momento, estamos assumindo a responsabilidade de estar em cada um dos 295 municípios do nosso Estado, fazendo com que o MDB possa eleger o maior número de vereadores e prefeitos no próximo dia 6 de outubro.