Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o número de pessoas com mais de 60 anos que morreram de Covid-19 em Santa Catarina foi menor do que a quantidade de óbitos entre os mais jovens, com 59 anos ou menos. A redução é efeito da vacinação, uma vez que mais de 90% da população idosa já foi vacinada com pelo menos uma dose, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em junho, morreram 797 pessoas com até 59 anos em Santa Catarina, e 661 pessoas com mais de 60 anos. Não houve aumento significativo de óbitos na população mais jovem, em comparação com outros meses. Já o grupo com mais de 60 anos teve o menor número de mortes desde dezembro de 2020.

Os números também refletem outra tendência, que se repete nas internações. Os últimos boletins da Secretaria de Estado da Saúde apontam que a maioria das internações por Covid-19 é da faixa etária entre 40 e 50 anos – grupo que está em fase inicial de imunização.

O que fica proibido e liberado em SC com novo decreto contra Covid-19

Continua depois da publicidade

O governador Carlos Moisés publicou nas redes sociais um gráfico com a curva de óbitos decrescente entre a população mais idosa, e escreveu que se trata de “mais uma prova de que a vacina funciona”.

A preocupação da Secretaria de Estado da Saúde, no momento, é garantir que as pessoas retornem para segunda dose da vacina. De acordo com o último levantamento do governo, apresentado no início da semana, cerca de 68 mil pessoas não haviam retornado para concluir a imunização.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade

Leia também

> Bandeira vermelha aumentará conta de luz de mais de 3 milhões de consumidores em SC

> TJSC diz que amor é direito de “todes” e provoca onda de preconceito

< Justiça manda demolir seis andares de arranha-céu em Balneário Camboriú

> Mãe vai processar Bolsonaro após filho ser internado com Covid-19