O Porto de Itajaí chegou à marca de 25 mil veículos movimentados desde que iniciaram as operações de importação da General Motors, em junho do ano passado. Em um ano, foram 21 atracações de navios de sistema tipo RoRo, em que os carros são conduzidos pelos portuários direto para o pátio do terminal. No último fim de semana, mais 1,2 mil veículos chegaram a bordo de duas embarcações.
Continua depois da publicidade
O contrato firmado entre a GM e a APM Terminals, arrendatária do Porto de Itajaí, depois de quatro meses de operações-teste, prevê um ano de desembarques. Mas os bons resultados, que incluem uma movimentação acima da média, de 117 veículos por hora, já impulsionam a busca por negócios similares.
O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, apresenta nesta quarta-feira à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico a proposta de uma atuação conjunta com o Governo do Estado, para ampliação dos serviços. A ideia é que o Estado ofereça o Porto de Itajaí como uma das vantagens operacionais para montadoras que procuram Santa Catarina com interesse em se instalarem por aqui. A renovação do contrato com a GM, que vence no segundo semestre, já está em tratativas.
Continua depois da publicidade