A vice-presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), Elisa Fracasso, recebeu nesta sexta-feira (21) do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a Licença de Operação (LAO) que permite o funcionamento da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Crissiumal. Localizado  na Linha Boa Esperança, no Rio Lajeado Grande, em Crissiumal – região Noroeste do Rio Grande do Sul – o empreendimento poderá gerar 3MW de energia elétrica, quantidade suficiente para abastecer cerca de 4.500 casas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O governador gaúcho ressaltou a geração de energia limpa:

– Estamos muito entusiasmados com esse ato, porque ele representa o bom funcionamento das nossas políticas em meio ambiente e infraestrutura. As fontes hídricas, em especial a energia hidrelétrica, têm sido uma das formas mais eficientes, limpas e renováveis de geração de energia. Os rios, lagos e mares oferecem um potencial inestimável para alimentar nossas casas, indústrias e cidades, garantindo a disponibilidade contínua de eletricidade sem prejudicar o meio ambiente – disse Eduardo Leite.

Grupos se unem para oferecer recarga elétrica em postos e supermercados

Continua depois da publicidade

De acordo com a vice-presidente da Apesc, o encontro foi importante para discutir o fomento às energias renováveis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

– Tivemos a oportunidade de falar sobre a importância da usina hidrelétrica para a estabilização do sistema nacional e também pelo baixo valor da energia quando comparada às térmicas – disse Elisa.

Além da CGH, a licença inclui a subestação e a linha de transmissão de energia, com extensão de 11,6 quilômetros. De acordo com a licença concedida pelo Rio Grande do Sul, o empreendimento deverá contar com equipe técnica ambiental habilitada para acompanhar a operação, a fim de atender às condicionantes e às restrições ambientais – o que inclui a execução de programas ambientais para monitoramento da qualidade da agua, gerenciamento de resíduos, entre outros.

Durante o encontro, o governador Eduardo Leite recebeu convite para participar da Faex Energy, Feira da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX) realizada em parceria com a Apesc, onde será realizado o 2º Congresso de Energias e Eficiência Energética, nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A feira trata da geração de energia limpa em SC.

Continua depois da publicidade