Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (19) mostra a Polícia Militar de Santa Catarina disparando tiros com balas de borracha e borrifando spray de pimenta contra um grupo de pessoas na praia. As imagens foram divulgadas, equivocadamente, como se fossem a resposta das forças se segurança à insistência de banhistas em permanecerem nas praias, apesar da recomendação de isolamento social devido ao avanço do coronavírus.
Continua depois da publicidade
O vídeo foi gravado em Itapema, em 2019. O comandante do 12º Batalhão da PM, tenente-coronel Alexandre Coelho Vieira, disse que imagens são de uma confusão generalizada que ocorreu durante um campeonato de futebol de areia. A briga aconteceu no dia 11 de março do ano passado.
Fake news: imagens de tiros de borracha e spray de pimenta na praia em Itapema são do ano passado. Mensagem nas redes sociais diz, equivocadamente, que dispersão foi para mandar banhistas para casa devido ao coronavirus. Fique atento às notícias falsas! pic.twitter.com/prqgf7ZcKk
— dagmara (@dspautzsc) March 19, 2020Continua depois da publicidade
Reportagem publicada pelo NSC Total relatou que os torcedores iniciaram uma discussão sobre a partida, que evoluiu para uma briga violenta. Os policiais interferiram, e foram atingidos por garrafas e fogos de artifício. Três viaturas ficaram danificadas.
Para dispersar a confusão, a PM disparou tiros não letais, com munição de borracha. Também usou spray de pimenta e granadas de efeito moral.
Força-tarefa contra o coronavírus
Nesta quinta-feira a prefeitura de Itapema fez uma força-tarefa para convencer os banhistas a saírem da praia e voltarem para casa.
Em Balneário Camboriú, um decreto interditou às praias por sete dias. A medida foi tomada porque os banhistas não seguiram a recomendação de ficar em casa.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz