A draga Galileo Galilei comemorou a última descarga de areia na megaobra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú neste domingo com jatos de água, numa manobra conhecida como “rainbow”. A operação marcou o término da fase de dragagem. Nos próximos dias, a empreitada será finalizada em terra com o nivelamento e a desmobilização do canteiro de obras. A liberação total da praia é prevista para o fim de novembro.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) disse à coluna que pretende inaugurar a obra na semana do dia 20 do próximo mês. A programação está em fase de preparação.

Com o término dos trabalhos em Balneário Camboriú a draga seguirá para o Porto de Paranaguá, onde será abastecida e fará procedimentos de manutenção. Depois parte para Santos, no Litoral de São Paulo. A draga, que está entre as mais modernas do mundo, é usada com frequência em serviços de dragagem portuária.

Vereadores de SC pedem que Netflix retire Round 6 do catálogo

Queima de fogos do Réveillon em Balneário Camboriú tem recorde de ofertas milionárias

O serviço de engordamento é o maior em execução na América Latina e levou exatos 71 dias. Durante esse período a draga jogou no aterro, diariamente, até 70 mil metros cúbicos de areia – um ritmo 20 vezes mais rápido do que a execução do engordamento da icônica Praia de Copacabana, no início dos anos 1970.

Beto Carrero World faz proposta para comprar Hopi Hari em parceria com outros parques

Medições e custo

Conforme a coluna adiantou neste sábado, com o término da dragagem a prefeitura de Balneário Camboriú terá que se manifestar nos próximos dias sobre o pedido de reajuste de valores feito pelo consórcio DTA/ Jan de Nul. Contratada por R$ 66 milhões, a obra pode subir para R$ 92 milhões devido à variação do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), que costuma ser usado como parâmetro de correção para obras de dragagem.

A draga Galileo Galilei, com bandeira de Luxemburgo, se despediu de Balneário Camboriú neste domingo (31) ao fazer a última descarga de areia na orla
A draga Galileo Galilei, com bandeira de Luxemburgo, se despediu de Balneário Camboriú neste domingo (31) ao fazer a última descarga de areia na orla – (Foto: Divulgação)
A embarcação fez uma manobra de despedida chamada
A embarcação fez uma manobra de despedida chamada “rainbow”, soltando um jato de água enquanto para celebrar o fim do trabalho de engordamento da faixa de areia – (Foto: Divulgação)
A draga seguirá para Paranaguá, onde vai abastecer, e de lá parte para o Porto de Santos
A draga seguirá para Paranaguá, onde vai abastecer, e de lá parte para o Porto de Santos – (Foto: Divulgação)
A Galileo Galilei é uma das mais modernas dragas em operação no mundo, e executou o alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú em apenas 71 dias
A Galileo Galilei é uma das mais modernas dragas em operação no mundo, e executou o alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú em apenas 71 dias – (Foto: Divulgação)

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC