A draga Galileo Galilei, que faz a captação e transporte de areia para as obras de alargamento da Praia Central em Balneário Camboriú, viajou na noite desta sexta-feira (9) para reabastecer no Porto de Paranaguá, no Paraná – o mais próximo a fornecer o combustível usado pela embarcação, o VLSFO. Desta vez, a draga precisará de 1,8 milhão de litros. São mais de R$ 5 milhões para “encher o tanque”.

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Como o prático Alexandre Gonçalves da Rocha já explicou à coluna, o VLSFO é m combustível considerado menos poluente por ter baixa dosagem de enxofre. A partir deste ano, ele passou a ser obrigatório nas embarcações que navegam pela Europa. O VLSFO custa em média US$ 530 por tonelada, e tem a especificidade de não poder ser misturado a outros combustíveis.

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A draga Galileo Galilei pertence à empresa Jan de Nul, que tem sede em Luxemburgo. Essas embarcações costumam viajar todo o mundo executando obras de dragagem, especialmente nos portos – antes de vir a Balneário Camboriú, por exemplo, a draga estava no Oriente Médio. O vaivém intercontinental explica a exigência por um tipo específico de combustível.

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O reabastecimento estava previsto para os próximos dias, mas foi adiantado por questões climáticas. Após encher o tanque, a draga deve retornar a Balneário Camboriú na segunda-feira (11), antes do feriado. Até lá, rebocadores farão o transporte da tubulação que transporta a areia até a orla, da altura da Rua 3.700 para a altura da Rua 1.800. A intenção é facilitar o engordamento do trecho Norte da Praia Central.

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