O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou à Justiça o homem de 44 anos identificado como proprietário de uma “fábrica” de artefatos nazistas improvisada em dois contêineres em Timbó, no Médio Vale do Itajaí. A 2ª Promotoria de Justiça ingressou com ação penal com base no Artigo 20 do Crime de Racismo, que considera ilegal a fabricação, venda e distribuição de objetos para divulgação do nazismo.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A denúncia foi apresentada pelo promotor de Justiça Alexandre Daura Serratine. O caso era acompanhado pela promotoria desde junho, quando um inquérito foi instaurado para apurar a venda ilegal de objetos nazistas em um site de artefatos militares, que pertencia ao homem denunciado. Ele comercializava objetos como busto de Adolph Hitler, réplica de capacetes usados por soldados alemães na 2ª Guerra Mundial e de armas que eram usadas pelas tropas nazistas, como o fuzil Mauser K98.
Jornal da França relata episódios recentes em que política de SC se envolveu com nazismo
O Ministério Público pediu apuração à Polícia Civil, que em setembro identificou os contêineres onde eram armazenados e produzidos artefatos nazistas. Ao saber que estava sendo alvo de investigação, o suspeito viajou para Portugal – o que levou a polícia e o MPSC a pedirem sua prisão preventiva. A Justiça, no entanto, negou o pedido. A Vara Criminal de Timbó levou em conta resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que restringe as prisões preventivas durante o período de pandemia. Considerou ainda que o suspeito é réu primário e “não demonstra trazer perigo à sociedade”.
Continua depois da publicidade
Com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o suspeito passa a responder oficialmente pelo crime de apologia ao nazismo. Se condenado, a pena é de até cinco anos de prisão, além de multa.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac