A Justiça absolveu um empresário da construção civil de SC que foi alvo de uma operação da Polícia Federal em abril do ano passado. Ele era investigado por suposto envolvimento com uma facção criminosa e nos crimes de tráfico de armas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O processo corre em sigilo.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O juiz Luiz Carlos Vailati Junior, da 2ª Vara de Balneário Piçarras, atendeu o pedido da defesa, feita pelo advogado criminalista Mathaus Agacci, e julgou improcedente a denúncia de organização criminosa. O magistrado considerou que não havia elementos suficientes para caracterizar que o empresário teria intenção de formar um grupo para cometer crimes.

Na decisão, o magistrado também encaminhou outro trecho da denúncia, por crime de lavagem de dinheiro, de volta ao Ministério Público, para que seja oferecido acordo.

Inquérito contra fundador de construtora de luxo é arquivado

Continua depois da publicidade

A operação deflagrada pela PF partiu de apreensões de armas em rodovias do país, provenientes de Santa Catarina – entre elas, a apreensão pela Polícia Rodoviária Federal de 35 pistolas e seis fuzis em um município na baixada fluminense, no Rio de Janeiro, em novembro de 2021.

Durante as investigações também houve a apreensão de 700kg de cocaína, 350kg de maconha e 45kg de crack. As apurações se estenderam por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Na operação, a PF cumpriu 12 mandados de sequestro de imóveis, 36 mandados de sequestro de veículos, incluindo carros e embarcações de luxo que, juntos, ultrapassaram R$ 37 milhões.