Em 2018, tive o prazer de entrevistar com exclusividade para a NSC o sociólogo italiano Domenico De Masi, que morreu neste sábado, em Roma, aos 85 anos. Uma mente brilhante, com uma capacidade única de avaliar cenários e projetar o futuro.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Naquela conversa, por telefone, Domenico De Masi falou sobre o mundo do trabalho, o papel do ócio para a felicidade humana, e fez uma curiosa análise sobre a Lava Jato – que estava em seu melhor momento – e o presidente Lula (PT), que naquele momento estava preso.
O sociólogo previu a mudança de forças na política em consequência da operação, e questionou a prisão de Lula, que mais tarde seria solto e foi eleito para um terceiro mandato em 2022. Relembre trechos da entrevista:
Sociólogo Domenico De Masi, criador do ócio criativo, morre aos 85 anos
Continua depois da publicidade
Dagmara – O senhor já disse em outras oportunidades que o Brasil é um exemplo para o restante do mundo. Continua sendo, apesar de todos os problemas?
Domenico – Os problemas do Brasil são a violência, a distância excessiva entre ricos e pobres e a corrupção. E estes problemas persistem em todo o país. Neste momento está se fazendo uma grande limpeza em relação aos corruptos, e eu espero que isso dê condições ao Brasil de ser um país melhor.
Dagmara – Que lição a Operação Mãos Limpas pode dar à Lava-Jato, e de que forma isso pode interferir na história do Brasil daqui para a frente?
Domenico – A lição da Mãos Limpas em respeito à Lava-Jato, no Brasil, é que depois da Operação Mãos Limpas nós tivemos Berlusconi (Silvio Berlisconi, empresário e político que foi primeiro-ministro italiano quatro vezes). Eu não sei o que ocorrerá com o Brasil após a Lava-Jato. Na Itália e na Europa causou muita surpresa a prisão do ex-presidente Lula, porque na Europa Lula é muito bem-visto e muito amado.
Continua depois da publicidade
Dagmara – A prisão reforça ou acaba com o mito do Lula?
Domenico – Na Europa temos a sensação de que Lula foi preso para evitar que se tornasse novamente presidente. Estou na Itália, não sei o que está ocorrendo no Brasil, mas certamente é uma situação perigosa porque todas as pesquisas eleitorais tinham declarado que Lula venceria as eleições se fosse candidato. Então se tem a impressão, aqui no exterior, de que tudo isso tenha acontecido para impedir sua terceira presidência.
Deputado de SC relata momentos de tensão durante terremoto no Marrocos: “saímos correndo”
Professor de sociologia na respeitada Universidade La Sapienza, em Roma, e autor de diversas obras em que analisou a era pós-industrial, nosso presente e nosso futuro, Domenico De Masi foi um apaixonado pelo Brasil e um dos grandes influenciadores do pensamento da atualidade.
Foi o autor da teoria do ócio criativo, que propõe uma melhor combinação entre prazer, trabalho e aprendizado. Em suas obras, defendeu a libertação de amarras como as longas jornadas e sugeriu o trabalho a distância, o “teletrabalho”, como caminho para alcançar um desenvolvimento com mais justiça social e, por que não, felicidade.