O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entregou nesta quarta-feira (27) à prefeitura de Itajaí o projeto executivo da primeira etapa da Via Expressa Portuária. São 830 metros, entre a BR-101 e o final da Avenida Reinaldo Schmithausen. A licitação deve ser lançada nos próximos dias.
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O município vai investir R$ 5,2 milhões nas obras da Via Expressa. O valor inclui a recuperação e melhorias no trecho construído pelo Exército, que deixou as obras em 2011, quando as desapropriações emperraram e não havia como avançar.
A obra da Via Expressa Portuária é responsabilidade do governo federal porque liga duas estruturas da União – a BR-101 e o Porto de Itajaí. Em oito anos, a falta de recursos travou a continuidade dos trabalhos.

A prefeitura decidiu assumir a obra depois que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou que a prioridade de Brasilia em Santa Catarina é a BR-470 – e não haveria recursos para outras empreitadas.
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Em junho, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, chegou a levar o ministro para conhecer a avenida e o trânsito pesado de caminhões – são mais de mil contêineres por dia nas ruas de Itajaí.
Com a retomada das obras, a prefeitura pretende retirar o trânsito pesado da Avenida Reinaldo Schmithausen ainda no primeiro trimestre do ano que vem.
Segunda etapa
A obra completa continua, por enquanto, sob os cuidados do Dnit. Auri Pavoni, assessor especial da prefeitura de Itajaí, diz que o município tem uma proposta que pode baratear a segunda fase – de R$ 150 milhões para R$ 25 milhões. Uma das principais mudanças é dispensar um elevado, que absorveria boa parte dos recursos.
As alterações ainda dependem de aval do Dnit, assim como a autorização para que o município assuma também essa fase da obra.
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O prefeito Volnei Morastoni comentou que, além de melhorar o trânsito nas ruas de Itajaí, a Via Portuária tem reflexo econômico, já que reduzirá os custos logísticos para as transportadoras.