O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, foi enviado pela Defesa Civil Nacional a Santa Catarina para auxiliar o Estado durante a emergência causada pelas chuvas. Um dos maiores especialistas em eventos climáticos, ele está em Florianópolis, acompanhando as equipes do Governo de SC. A informação foi trazida pelo secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, em uma reunião com deputados e senadores catarinenses no final da manhã.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Líder do governo Lula na Câmara, a deputada Ana Paula Lima (PT), que está em contato com o secretário e participou da reunião, disse que uma das principais demandas foi a orientação para que os prefeitos possam solicitar apoio e recursos diretamente ao governo federal. O Estado tem 131 municípios atingidos pelas chuvas, e muitas cidades não têm equipe técnica de Defesa Civil.
O secretário se colocou à disposição para a conversar com os prefeitos. A presidente do fórum parlamentar, Carol de Toni (PL), deve agendar uma nova reunião ainda esta semana para que sejam feitas as orientações técnicas.
Justiça Federal autoriza Estado a entrar na barragem de José Boiteux
Continua depois da publicidade
Os bastidores da negociação para fechar a barragem de José Boiteux
De acordo com a Defesa Civil Nacional, sete aeronaves federais foram disponibilizadas ao Estado desde a semana passada. Entre elas um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que está usando como base o Aeroporto de Navegantes e nesta manhã prestou apoio ao Corpo de Bombeiros em Taió. Veículos, equipes e equipamentos do Exército Brasileiro também estão prestando apoio.
O governo federal tem 1,2 mil pessoas no Estado para atuar em ajuda humanitária nas regiões afetadas pelas chuvas.
Veja mobilização do Exército para atender Taió: