Dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que participaram de um jantar de fim de ano oferecido por Luciano Hang, em Brusque, declararam-se suspeitos para julgar um processo que envolve o bilionário no TJSC. A declaração de suspeição ocorreu em um recurso movido pelo professor Guilherme Howes Neto, morador de Santa Maria (RS), condenado em primeira instância a pagar R$ 20 mil a Hang por danos morais.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A primeira a declarar-se suspeita foi a desembargadora Haidée Denise Grin, que havia recebido a relatoria do caso em outubro. Ela determinou a redistribuição do processo no dia 19 de dezembro, após a repercussão do jantar na imprensa. “Adoto essa medida para que não paire qualquer dúvida sobre minha imparcialidade no exercício da judicatura”, escreveu.
Jantar de Luciano Hang com desembargadores causa desconforto no Tribunal de Justiça
A ação foi enviada então para o gabinete do desembargador André Carvalho, que também participou do jantar com Hang. No dia 20 de dezembro, ao receber o caso, ele também declarou suspeição. “Diante de recente contato estabelecido com uma das partes, a qual, até então, não conhecia pessoalmente, declaro-me suspeito para julgar o presente processo, a fim de evitar questionamentos futuros e garantir a confiança na justiça”, registrou.
Continua depois da publicidade
Desembargadores de SC que jantaram com Luciano Hang serão investigados pelo CNJ
O processo será redistribuído pelo TJSC após o recesso do Tribunal. A coluna informou anteriormente que já era esperada uma discussão sobre suspeição diante da repercussão da foto do jantar, em que aparecem juízes e desembargadores de Santa Catarina. Essa medida pode ser tomada pelo próprio magistrado – como fizeram os desembargadores no processo – ou pode ser requisitada por uma das partes.
Leia também:
Não é meme: Agro “desceu pra BC” e transforma soja e bois em imóveis em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é destaque na Monocle, uma das maiores publicações sobre estilo de vida no mundo
Desembargadores de SC que jantaram com Luciano Hang serão investigados pelo CNJ
Colapso da BR-101 não será resolvido se Santa Catarina não “sair da caixa”
Município de Itajaí herdará dívida milionária após federalização do porto