Duas situações recentes sinalizam para a urgência de trazer as questões ambientais para o primeiro plano no debate eleitoral. De um lado, a tragédia monumental causada pela chuva que cobriu de dor e lama Petrópolis, no Rio de Janeiro. De outro, a seca que castiga a região Oeste de Santa Catarina, celeiro e motor de uma grande fatia da economia no Estado.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Os especialistas vêm alertando há muito tempo que fenômenos climáticos serão cada vez mais comuns, como consequência do aquecimento do planeta. Já são, e os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) comprovam essa tendência. Regularmente, temos registrado a passagem de tornados e ciclones. Chuva de menos, chuva demais. É recorrente, por exemplo, afirmarmos que “choveu em um dia o que era esperado para o mês inteiro”. Tudo indica que nossos parâmetros é que ficaram defasados. O planeta mudou.
Seis perguntas sobre as eleições 2022 a serem respondidas no próximo mês em SC
Apesar dos indícios irrefutáveis, a emergência climática e suas consequências ainda ocupam espaço periférico nos debates eleitorais. Na política, de forma geral, meio ambiente é assunto de nicho, taxado como coisa de “ecochato”, de quem quer “frear a prosperidade econômica”. Aquecimento global e crise climática são conceitos tidos como abstratos e distantes.
Continua depois da publicidade
As políticas públicas ambientais são imediatistas e midiáticas. Por isso, ao mesmo tempo em que se aprovam leis para proibir os canudinhos de plástico e reduzir o lixo nos oceanos, outras proposições reduziram a proteção sobre o que resta das matas ciliares e assistimos ao desmonta da fiscalização ambiental.
Governos e legislativos estão cheios de ideias atrasadas sobre políticas ambientais, sua relação com o desenvolvimento econômico e a importância fundamental que elas têm para garantir sobrevida a atividades tão importantes quanto a agricultura, que coloca comida no prato. É urgente que a política se debruce seriamente sobre a questão ambiental – e, para isso, será fundamental cobrar dos futuros candidatos em SC posicionamento e propostas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
O encontro de Dario Berger com Alckmin, futuro vice na chapa de Lula
A opinião que Luciano Hang leva em conta na escolha de um partido para concorrer ao Senado
Lula vem a Santa Catarina na largada do roteiro de viagens nacionais
Antipetismo do PSD em SC freou apoio a Lula e ajuda projeto de Eduardo Leite
A reunião secreta de Gean Loureiro com PSD, Podemos PSDB e PP