Se dependesse da bancada catarinense na Câmara dos Deputados, a PEC do voto impresso seria aprovada sem qualquer dificuldade. Até a manhã desta terça-feira (10), data em que a proposta deve entrar em votação, 11 dos 16 deputados federais de Santa Catarina já haviam se manifestado a favor da mudança.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Além do núcleo mais próximo ao presidente Jair Bolsonaro, como os deputados Caroline de Toni (PSL), Daniel Freitas (PSL) e Coronel Armando (PSL), as manifestações também partiram de alguns políticos tradicionais, como os deputados Angela Amin (PP) – presidente do fórum parlamentar catarinense – e Celso Maldaner (MDB), que já foram eleitos diversas vezes pela urna eletrônica.
Distritão, voto impresso, Código Eleitoral: o que está em jogo na reforma política
No caso de Maldaner, o voto a favor da PEC contraria a orientação do partido. O mesmo ocorre com Darci de Matos (PSD), que também se manifestou a favor do voto impresso, embora o partido tenham orientado voto contrário.
Continua depois da publicidade
Até a manhã desta terça-feira, apenas o deputado Pedro Uczai (PT) havia se manifestado contra o voto impresso. Ainda não haviam se manifestado os deputados Carlos Chiodini (MDB), Carmen Zanotto (Cidadania), Geovânia de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD).
Em guerra com a democracia, Bolsonaro diz que “só Deus” o tira da presidência em Joinville
Bolsonaro diz que “não tem como comprovar se eleições foram fraudadas”
A PEC deve entrar em votação às 15h na Câmara dos Deputados, cercada por polêmicas. A primeira delas é a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira, de levar a questão a plenário apesar da rejeição da proposta em comissão. A segunda é o desfile militar que deve tomar as ruas de Brasília nesta terça-feira. Oficialmente, trata-se de um convite da Marinha ao presidente Jair Bolsonaro para acompanhar um exercício. Mas o gesto tem sido visto como demonstração de força e pressão de Bolsonaro sobre o Congresso.
Conselho das Federações de SC se manifesta favorável ao voto impresso
Usada desde a década de 1990, a urna eletrônica surgiu para desbancar o voto impresso, que tinha recorrentes registros de fraude em todo o país. O sistema é auditável e considerado seguro.
Continua depois da publicidade
Manifestações a favor:
Rodrigo Coelho (PSB), Caroline de Toni (PSL), Daniel Freitas (PSL), Coronel Armando (PSL), Fábio Schiochet (PSL), Angela Amin (PP), Celso Maldaner (MDB), Darci de Matos (PSD), Gilson Marques (Novo), Helio Costa (Republicanos) e Rogério Peninha (MDB).
Manifestação contrária:
Pedro Uczai (PT)
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
O que falta para levar Pazuello à cadeia?
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados