O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro De Nadal (MDB), publicou um vídeo nas redes sociais em que é substituído por um avatar, produzido com o uso de Inteligência Artificial. É um dos primeiros “experimentos” no país nesse modelo de utilização da IA.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A primeira a usar a tecnologia no país foi a presidente do Podemos, Renata Abreu, que no ano passado respondeu com um avatar a uma desinformação que circulava nas redes sociais.

No caso de Mauro de Nadal, ideia é que o avatar seja utilizado permanentemente para divulgar ações relacionadas à atividade política e parlamentar que envolvam internet e novas tecnologias – como no caso da segurança nas escolas – além do uso da inteligência artificial na política, principalmente durante o período eleitoral.

– A inteligência artificial, quando usada de maneira responsável, pode trazer muitos benefícios. Porém, se utilizada com maldade, pode arruinar reputações e criar muitos problemas. Por isso, devemos conscientizar a sociedade sobre benefícios e riscos da ferramenta.

Continua depois da publicidade

Os vídeos com o avatar levarão um “selo” que indica a presença de Inteligência Artificial.

Para o deputado, o uso do avatar permite mostrar às pessoas o quão avançada está a tecnologia, e sugere a elas que percebam como pode se dar a sua utilização correta. E alertar para os riscos, caso a ideia seja fomentar a desinformação.