O deputado federal Jorge Goetten (PL) enviou um ofício à ministra da Saúde, Nísia Trindade, em que solicita dados sobre a espera por um transplante no Brasil e pede que o governo faça uma melhor divulgação dessas informações. O ofício vem após a repercussão causada pelo transplante de coração do apresentador Fausto Silva, feito pelo SUS.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Para o parlamentar, que se declara doador de órgãos, dar mais transparência às informações sobre a fila de espera pode estimular as doações.
– Todos ficamos muito felizes com a notícia de que Faustão conseguiu o transplante e de que a cirurgia foi um sucesso. Logo depois da notícia, recebi diversos questionamentos se ele teria furado a fila. Por isso, acho importante haver mais esclarecimentos sobre como funciona essa fila de transplantes, para que a população em geral saiba e se sinta estimulada a ser doador – diz o deputado.
O Sistema Nacional de Transplantes (STN) informou que foi registrado um aumento do número de doadores após a notícia de que Faustão necessitava de um transplante.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Balneário Camboriú coloca BR na “vitrine” dos maiores prédios do mundo pela primeira vez
O que Jair Renan Bolsonaro foi fazer na Alesc
Kitnet mais cara do Brasil em Balneário Camboriú tem vista inusitada por motivo curioso
A reação de Silvinei Vasques ao ser preso pela PF
Balneário Camboriú aprova lei para distribuição de cannabis medicinal no SUS