O deputado federal Helio Costa (Republicanos) está entre os 85 parlamentares brasileiros que mudaram a declaração de cor ou raça na Câmara, em comparação com as informações prestadas ao TSE. O catarinense aparece como “preto” no registro de candidatura, em 2018. No Congresso Nacional, autodeclarou-se “branco”.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo ele, a maioria dos parlamentares que alteraram a declaração de cor ou raça mudou de “pardo” para “branco”. Foram 43 ao todo – pouco mais da metade.

A assessoria de Helio Costa informou que houve um “equívoco no cadastro” da candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral, em 2018. Como a declaração ocorreu antes de 2020, interfere apenas nas estatísticas do TSE e não tem outras implicações. 

> Lula diz que não teme polarização: “O povo vai ter que escolher entre a democracia e o fascismo”

Continua depois da publicidade

> Doria reforça discurso da terceira via: “Não sou esquerda nem direita”

Seria diferente se o fato tivesse ocorrido do ano passado para cá. É que, desde as eleições de 2020, uma decisão do STF prevê que os partidos políticos distribuam as verbas do fundo eleitoral de forma equitativa entre candidatos brancos e negros – o que precisa ser comprovado nas prestações de contas. 

O número de parlamentares negros equivale a menos de um quarto da representação no Congresso Nacional, embora, de acordo com o IBGE, os negros correspondam a 54% da população brasileira.

Registro no TSE
Registro no TSE (Foto: Reprodução)

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer​​

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid

O que falta para levar Pazuello à cadeia?

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados