O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que é médico neurologista, usou as redes sociais para cobrar que os parlamentares usem máscara na Assembleia Legislativa (Alesc). O “puxão de orelha” nos colegas ocorre depois que a deputada Paulinha (PDT) confirmou que foi contaminada pelo novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Caropreso apresentou um Projeto de Resolução para tornar as máscaras obrigatórias em todos os ambientes da Alesc. A proposta, que está tramitando em regime de urgência, estabelece que a proteção também precisa ser usada em plenário.

Deputado Vicente Caropreso (Reprodução Twitter)
Deputado Vicente Caropreso (Reprodução Twitter) (Foto: Reprodução Twitter)

Sessão na Alesc (foto: Fabio Queiroz, Alesc)
Sessão na Alesc (foto: Fabio Queiroz, Alesc) (Foto: Fabio Queiroz, Alesc)

Continua depois da publicidade

Embora o uso das máscaras tenha sido determinado pelo Governo do Estado ainda em abril, muitos deputados são frequentemente registrados sem a proteção em sessões e comissões. Em maio, publicamos aqui na coluna que é comum ver os parlamentares sem máscara, ou a utilizando de forma errada.

A Alesc informou que nos espaços de uso comum, como os corredores, o uso de máscaras tem sido cobrado de todos. De deputados a servidores. Mas, no plenário, há “vistas grossas” porque os parlamentares estão cumprindo o distanciamento obrigatório. Além disso, alguns reclamam que a máscara incomoda os pronunciamentos.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​