O presidente nacional do Sebrae, catarinense Décio Lima, palestrou nesta segunda-feira (5) na abertura do Fórum Empresarial Chile-Brasil, que ocorre na capital chilena, Santiago. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Décio integra a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no país vizinho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em sua fala, o presidente do Sebrae defendeu que o reforço das relações comerciais entre Brasil e Chile – com a inclusão dos pequenos negócios como uma das pautas prioritárias – pode gerar emprego e renda em uma nova economia sustentável, inclusiva e globalizada.
– Os pequenos negócios, que são aqueles que distribuem a renda, a riqueza, com maior facilidade. É o momento de dar ao segmento um tratamento de Política de Estado. A economia tem que ser sustentável, inovadora e globalizada, com isso daremos visibilidades aos pequenos negócios que correspondem 95% das empresas brasileiras e representam seis em cada dez empregos gerados, em 2024 – afirmou Décio Lima.
Avião em que viajava Carol De Toni bateu na pista durante pouso forçado
Continua depois da publicidade
O dirigente do Sebrae também reforçou que o encontro é importantíssimo para as micro e pequenas empresas brasileiras e que o Sebrae busca uma integração ainda maior com o Chile.
– A capilaridade do setor produtivo se encontra aqui, em Santiago, para que possamos estabelecer acordos bilaterais e fomentar as duas economias, principalmente os pequenos negócios que não têm mais como não estarem presentes no processo de economia globalizada. Isso representa atuar também no setor do turismo, já que o Chile se consolida como o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil.
Coberturas valiosas em Balneário Camboriú custam até R$ 100 mil o metro quadrado
O Brasil é hoje o 3º maior fornecedor do Chile, com participação de 11% no mercado chileno. Já o Chile é o 6º principal destino das das exportações brasileiras. O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, ressaltou a parceria estabelecida com o Sebrae e a necessidade de inserir os pequenos negócios nas discussões de comércio exterior daqui para frente.
– O nosso propósito é ampliar cada vez mais a participação das micro e pequenas empresas nas atividades de exportação do Brasil.
Continua depois da publicidade
A missão de Lula no Chile, na companhia do catarinense Décio Lima, antecede a primeira viagem oficial do presidente da República a Santa Catarina, marcada para a próxima sexta-feira (9).