O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, que surpreendeu ao afirmar que não há impedimento à pesca na região Nordeste porque os peixes são "bichos inteligentes" e conseguem desviar das manchas de óleo, é de Santa Catarina. Ele é empresário do ramo da pesca, o único representante do Estado a figurar no primeiro escalão do governo Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
A afirmação foi feita durante uma "live", um vídeo ao vivo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) nas redes sociais, na noite desta quinta-feira à noite (31).
"O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma mancha de óleo ali, ele foge, ele tem medo", disse.
Seif defendeu que o pescado do Nordeste pode ser consumido com segurança. E completou dizendo que não há notificações no Ministério da Saúde sobre eventuais contaminações causadas pelo consumo de animais capturados na região. Mais de 200 praias, até agora, foram afetadas por manchas de petróleo.
O presidente Bolsonaro emendou a fala do secretário citando os animais marinhos que já apareceram nas praias vítimas da contaminação.
Continua depois da publicidade
"Obviamente, às vezes fica ali uma tartaruga na mancha de óleo, para não falar que ninguém fica. Um peixe, um golfinho, pode ficar".
Mais tarde, no Twitter, Seif disse que a repercussão negativa de sua fala era "mimimi".
Esta semana, o Ministério da Agricultura suspendeu a portaria do defeso do camarão e da lagosta no Nordeste, que seria válido a partir desta sexta (1º). É uma maneira de garantir o ganho dos trabalhadores.
O governo federal também anunciou o pagamento de seguro para os pescadores artesanais que estejam impedidos de realizarem capturas devido à mancha de óleo.
Continua depois da publicidade