O ministro da Cidadania, Osmar Terra, tem ganhado o noticiário nos últimos dias com declarações polêmicas. No episódio mais recente, disse que o problema do Brasil é a obesidade, e não a fome – na onda da dúvida levantada pelo presidente Jair Bolsonaro sobre os dados que indicam o avanço da fome no Brasil. O ministro estará em SC nesta quarta-feira (24).
Continua depois da publicidade
Confira algumas declarações:
“Problema grave no Brasil é a obesidade e não a fome”
A declaração foi feita pelo Ministério da Cidadania em entrevista à colunista de GaúchaZH, Kelly Matos. A ONU indica que 2,5% da população está subalimentada no Brasil.
“Pode até acabar a Anvisa. A agência está enfrentando o governo. É um órgão do governo enfrentando o governo"
A declaração, feita em entrevista ao portal Jota, diz respeito á iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de tocar estudos que envolvem o plantio de maconha – a cannabis e o THC, princípio ativo da maconha, são usados para aliviar sintomas de diversas doenças.
Continua depois da publicidade
“Eu não confio nas pesquisas da Fiocruz”
O ministro atacou a Fiocruz, uma das instituições científicas mais respeitadas do país, e a acusou de ter viés ideológico, para contrapor um amplo levantamento sobre uso de drogas no Brasil, que indicou haver alto consumo, mas não epidemia – como defende o governo. O 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira envolveu mais de 500 pesquisadores e 16 mil entrevistas.
Agenda
Osmr Terra fará em Itajaí a entrega de 10 veículos para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que serão distribuídos aos municípios de Arroio Trinta, Concórdia, Curitibanos, Florianópolis, Itapema, Itapiranga, Navegantes, Tubarão, Videira e Xaxim. A agenda do ministro inclui uma palestra sobre as Ações Sociais do Ministério da Cidadania, na sede da Associação dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (Amfri).
À tarde, Osmar Terra visita a Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul. Depois segue para Joinville, onde estará na Escola do Teatro Bolshoi e acompanhará a 7ª Noite Competitiva do 37º Festival de Dança.
Continua depois da publicidade