O decreto que desobrigará o uso de máscaras em Santa Catarina, que vem sendo discutido internamente pelo governo, conforme publicou o colega Anderson Silva, deve ser publicado no próximo sábado (12). A medida fará parte das ações de desativação da emergência sanitária no Estado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O movimento leva em conta a pressão por parte de grupos que pedem o fim das máscaras e de municípios que têm emitido os próprios decretos, desobrigando o uso – e contrariando a norma estadual. Na área técnica do governo o entendimento é de que o momento permite o avanço, mas a maneira como a liberação tem sido feita incomoda.

Anderson Silva: Liberação do uso de máscaras em SC está em construção dentro do governo

A preocupação é com o discurso que tem prevalecido, que coloca em dúvida a eficácia das máscaras e anuncia a desobrigação de uso como definitiva. O entendimento, entre os técnicos, é de que é necessário alertar a população para a necessidade de voltar a adotar medidas mais restritivas caso os números da pandemia voltem a subir – e isso inclui o retorno das máscaras.

Continua depois da publicidade

Os fatores que acendem o sinal de alerta são a entrada do inverno e a baixa adesão à dose de reforço e à vacinação infantil, que podem dar espaço para a chegada de novas variantes.

Máscara deixa de ser obrigatória em Balneário Camboriú

E a lei federal?

O decreto que desobrigará o uso de máscaras deve contrariar a lei federal que obriga a utilização – o que significa que o Estado estará “atropelando” uma norma que vale para todo o território nacional. Do ponto de vista de competências, a medida poderá ser considerada irregular. Mas vale lembrar que Santa Catarina já tomou decisão semelhante quando liberou a retirada das máscaras em ambientes abertos, no ano passado.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Pico de casos de Covid em SC no início do ano traz dúvidas sobre dispensa de máscaras

Continua depois da publicidade

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões