O senador Dario Berger (MDB) protocolou nesta sexta-feira (15) o relatório do final do projeto de lei que pretende implementar o Sistema Nacional de Educação (SNE) no país. A proposta, defendida por educadores e considerada um avanço importante para a Educação brasileira , chega à fase final de tramitação em uma data simbólica – no Dia do Professor.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O SNE integra a União, estados e municípios num regime de colaboração, tanto no planejamento quanto no cumprimento das metas de rendimento e resultado da Educação brasileira. Na prática, todos os níveis de governo passam a atuar em conjunto, e não mais separados em suas responsabilidades.
Esse modelo já é adotado em outros setores da administração pública – temos um Sistema Nacional de Segurança Pública e um Sistema Único de Saúde, por exemplo, mas o Brasil ainda não havia estabelecido um Sistema Nacional de Educação para organizar, modernizar, e melhorar a qualidade do ensino brasileiro.
Lei do Dia do Professor tem DNA catarinense e assinatura de Antonieta de Barros
Continua depois da publicidade
Entidades respeitadas, como o Todos pela Educação, colaboraram com as discussões para a formatação da proposta. Em nota técnica, o instituto explicou que “na falta de um sistema, as redes educacionais do país enfrentam desde situações disfuncionais na formação de professores, até a falta de racionalização do gasto e perda de escala no uso de recursos das redes municipais e estaduais”.
O projeto original é do senador Flavio Arns (Podemos-PR). Para construir o relatório final, o senador Dario Berger consultou diversas entidades educacionais e especialistas em Educação.
Moisés avalia ir à Conferência do Clima em Glasgow em comitiva de governadores
Um projeto para instituir o SNE também estava tramitando na Câmara dos Deputados. Mas, como o tema está mais adiantado no Senado, será votado primeiro pelos senadores e depois seguirá para a Câmara. O projeto dos deputados será apensado ao dos senadores.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac