Movimentos das últimas semanas acenderam o sinal verde em uma parte da cúpula nacional do Progressistas, que gostaria de emplacar candidatura ao Governo de Santa Catarina – encabeçada pelo senador Esperidião Amin. O projeto, que foi cozido em banho-maria ao longo dos últimos meses, mudou de patamar quando chegou ao fim o ensaio de candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Há entre os partidos da base aliada do governo o entendimento de que existe espaço para mais candidaturas bolsonaristas nos estados. Em boa medida, isso se deve à decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de não manifestar apoio aos candidatos aos governos estaduais no primeiro turno, já contando que terá mais de um apoiador em seus palanques. A única exceção é em São Paulo, onde quem concorre é o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que tem apoio declarado de Bolsonaro.

> Como os “companheiros” Lula e Alckmin interferem na composição para as eleições em SC

A falta de disposição de presidente em abraçar os projetos estaduais, pelo menos por enquanto, interdita o uso do cobiçado selo de “candidato do Bolsonaro”- e isso anima outras legendas a entrar no jogo. Nacionalmente, o PP, que está na base de sustentação do presidente e faz parte do tripé de legendas que trabalham pela reeleição, enxerga espaço em Santa Catarina. Um dos principais defensores da ideia é o secretário nacional do Progressistas, Aldo da Rosa.

Continua depois da publicidade

> Projeto de lei privatiza praias de Santa Catarina; entenda

Amin, que sempre se colocou como pré-candidato, mas de maneira pouco ostensiva, está sendo convencido a voltar ao jogo. Com quatro anos de Senado pela frente, faria uma aposta de baixo risco.

Sua entrada na disputa, no entanto, pode afetar o projeto de Ângela ou João Amin – e isso pesará na decisão. Outro impasse é a adesão de quadros do partido a diferentes projetos. Em especial na Alesc, onde o deputado José Milton Sheffer (PP) segue líder do governo Moisés. Por enquanto, todas as negociações seguem em aberto.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​​​

Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao topo da lista da Forbes no Brasil​​

Continua depois da publicidade

Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses​​​

​Decreto de Moisés autoriza distribuição de absorventes nas escolas públicas de SC​

Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes