A CPI do Saneamento, instalada na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, começa a ouvir testemunhas nesta semana. O primeiro a ser ouvido será o engenheiro ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Wagner Cleyton Fonseca, que foi o responsável pelo laudo que apontou colapso da Estação de Tratamento de Esgoto entre 2022 e o início de 2023.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na última temporada, Balneário começou o verão com toda a Praia Central imprópria para banho. Em 23 de dezembro de 2023, 100% da orla havia reprovado na análise de balneabilidade. A situação, que repercutiu nacionalmente, foi resultado de problemas com a lagoa de aeração da estação de tratamento, que reduziram drasticamente o potencial de tratar o esgoto.

O problema foi resolvido em 2024.

A CPI prevê coleta de depoimentos ao longo de todo o mês de novembro. Entre os convocados estão ex-diretores e gerentes da Empresa Municipal de Saneamento (Emasa), que responde pelo sistema de esgoto.

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú é a cidade com maior cobertura de rede de esgoto em Santa Catarina, e a Praia Central é a única no Estado com monitoramento semanal de balneabilidade ao longo do ano todo. Na análise feita pelo IMA na última semana, a praia estava 100% própria para banho.