Recém-instaurada na Assembleia Legislativa, a CPI dos Respiradores discute nesta terça-feira (12) dois pedidos de acareação entre os ex-secretários Douglas Borba e Helton Zeferino, com a servidora que atuava como superintendente responsável pelas compras na Secretaria de Estado da Saúde, Marcia Geremias Pauli. Os pedidos foram feitos pelos deputados João Amin (PP) e Laércio Shuster (PSB).

Continua depois da publicidade

A intenção é esclarecer pontos conflitantes nas afirmações públicas da servidora e dos dois secretários. A acareação é prevista em lei e pode incluir suspeitos e testemunhas.

Relator da CPI, o deputado estadual Ivan Naatz (PL) disse que a comissão pode aceitar a acareação, mas não deve fazê-la neste momento. A ideia é que, se aprovado, o confronto seja reservado para um momento adiante nas investigações.

A primeira fase, segundo Naatz, será dedicada a compreender o processo de compras emergenciais do governo. O segundo levará em conta o funcionamento da Secretaria de Saúde. Depois, a CPI deve requisitar informações sobre as investigações conduzidas pelo Ministério Público e a Polícia Civil.

Os membros da CPI se reúnem às 17h nesta terça, e também votarão requerimentos para convocação de testemunhas e a definição do cronograma de trabalho. A comissão é presidida pelo deputado Sargento Lima (PSL), e tem como vice-presidente Valdir Cobalchini (MDB).

Continua depois da publicidade

O caso também é investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em força-tarefa que reúne o Ministério Público de Santa Catarina e as polícias Civil e Militar.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​