O governador Carlos Moises (PSL) já tem data para ser ouvido pela CPI da Covid, no Senado. O depoimento foi marcado para o dia 6 de julho, uma terça-feira. 

Continua depois da publicidade

Senado diz ao STF que depoimento de governadores na CPI é legal

A agenda de convocações dos governadores foi divulgada pelo presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM). O primeiro a ser ouvido é o governador do Amazonas, Wilson Lima, que deve prestar depoimento nesta quinta-feira, 10 de junho.

A confirmação das oitivas ainda depende, no entanto, do posicionamento do STF a respeito da ação movida pelos governadores, que alegam inconstitucionalidade nas convocações. Embora tenham sido nove os governadores chamados a depor, 19 governadores de todo o país assinam a ação judicial. Moisés é um deles.

Ação de governadores para não depor na CPI da Covid já está no STF

Continua depois da publicidade

A relatora da ação é a ministra Rosa Weber, que recebeu nos últimos dias o posicionamento do Senado, da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria Geral da República (PGR). A expectativa é que ela se manifeste antes do depoimento de Wilson Lima.

“Manobra política”, diz governo sobre convocação de Moisés pela CPI da Covid

Respiradores

No caso de SC, o argumento apresentado pelo próprio Senado pode impedir a oitiva do governador Carlos Moisés. Isso porque o Legislativo defendeu ouvir os governadores como testemunhas, para tratar sobre o uso de recursos federais.

Vice-governadora Daniela Reinehr está na lista dos convocados pela CPI da Covid

No entanto, a compra dos respiradores por R$ 33 milhões – indicada no requerimento de convocação de Moisés – ocorreu com verbas estaduais.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade