Depois de cinco meses de investigação, a CPI da Covid se encaminha para a reta final. A investigação conduzida pela Comissão no Senado chafurdou os equívocos do governo federal na condução da pandemia, escancarou negligências, apontou fortes suspeitas de corrupção na negociação de vacinas e chegou a indícios de um pacto macabro envolvendo uma operadora privada de saúde para incentivar o uso de remédios ineficazes e “salvar” a economia em parceria com o governo federal.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
O conjunto da obra será apresentado em um relatório final que já tem seis mil páginas e uma lista de indiciados e crimes. Há pontos de divergência entre o G7 – o grupo de senadores de oposição que é maioria na CPI da Covid – como a atribuição de charlatanismo e genocídio ao presidente Jair Bolsonaro. Isso deve demandar alguns ajustes nas próximas semanas. Mas a tendência, e isso os senadores do G7 têm repetido, é que será um relatório forte e contundente, que sugerirá a sequência das investigações em outras searas.
Como Luciano Hang se prepara para ficar frente a frente com a CPI da Covid
Não será simples nem fácil responsabilizar o governo Bolsonaro, como pretendem os senadores do G7. Mas é preciso reconhecer que a Comissão cumpriu um papel importante ao longo dos últimos meses, que foi resgatar o Brasil do cercadinho. Desde 2019, o presidente Jair Bolsonaro vinha ditando o debate público com o que fala e o que cala, já que dificultou o acesso a dados públicos. A CPI conseguiu expor um governo que esconde seus flancos sob cortinas de fumaça, e isso significa muito. Mas a soberba é um pecado que namora a política, e uma parte dos membros da Comissão parece ter se deixado levar por ela.
Continua depois da publicidade
MPF arquiva investigações contra Bolsonaro por motociata em SC
A CPI ouve nesta quarta-feira o empresário bolsonarista Luciano Hang, bilionário que se descobriu influencer e aprendeu a usar o marketing pessoal como poucos. Sua convocação dividiu opiniões mesmo entre o G7 porque, a rigor, a presença do empresário seria dispensável às investigações. Os senadores pretendem questioná-lo sobre publicação de informações a respeito da pandemia e incentivo ao tratamento precoce. Possivelmente, trarão à tona a campanha de arrecadação e entrega de medicamentos que integravam o “kit Covid” em Brusque que foi capitaneada por Hang, como publicou o jornal O Município em fevereiro deste ano.
No afã de expor um aliado de primeira hora do presidente, os senadores podem ter oferecido o palco para alguém que sabe usá-lo em benefício próprio, e também do governo. A esta altura da CPI, em seu inconfundível terno amarelo, Hang é a casca de banana em que a CPI corre um sério risco de escorregar.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac