Dados do Vacinômetro, como taxa de vacinação por município e por grupos, como população com comorbidadeds ou gestantes, não são atualizados pelo Estado há um mês e meio. Embora o site traga as informações atuais de aplicação de doses em geral, os dados específicas, que ajudam a analisar onde estão as principais dificuldades – e onde deveriam se concentrar as políticas públicas e as cobranças por parte dos órgãos de fiscalização – são de 13 de maio.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Santa Catarina tem “patinado” na vacinação, especialmente para crianças e na dose de reforço para o grupo com mais de 18 anos. A baixa procura tem refletido no recrudescimento dos números da pandemia: de acordo com as estatísticas do Núcleo de Estudos Econômicos da UFSC (Neccat), a média diária de novos casos registrados, de mais de 1,8 mil, é cinco vezes maior do que a média no fim do ano passado, que era de 350 novos casos por dia.

O índice atual é semelhante ao do início de março de 2022, quando o Estado estava sob influência da onda de Covid-19 causada pela variante ômicron. A diferença é que, atualmente, estão liberados os autotestes em farmácias – e muitos novos casos detectados não são notificados aos órgãos oficiais.

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS

Continua depois da publicidade

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Homem que rejeitou atendimento de saúde por homofobia responderá na Justiça em SC

Moisés dá razão a Bolsonaro ao omitir impacto da redução de ICMS