Com pouco mais de um mês de ano letivo, o Programa de Combate à Evasão Escolar (Apoia) já teve mais de 2,8 mil estudantes registrados em 2023. O dado, que é abastecido pelas diretorias das escolas, aponta em tempo real o número de alunos que deixou de frequentar as aulas em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O programa funciona em parceria entre a Secretaria de Educação, o Ministério Público Estadual e os Conselhos Tutelares, e funciona como uma busca ativa pelos estudantes, fornecendo alternativas que possam trazer o estudante de volta ao estudo – entre elas, o Programa Bolsa Escola. Agora em 2023, 20% dos estudantes registrados do Apoia retornaram às aulas.

Fontes da Educação apontam que o corte de mais de 80% na oferta das bolsas, executado pelo Estado na última semana, dificultará a execução do programa por diminuir a gama de opções disponíveis para prevenir a evasão escolar.

Inconsistências no Programa Bolsa Estudante podem chegar a R$ 19 milhões

Continua depois da publicidade

Em todo o ano passado, 14,3 mil estudantes do Ensino Médio foram registrados no Apoia. O programa registrou mais de 50% de efetividade em 2022 – 7,7 mil estudantes retornaram à escola com as ações ofertadas, incluindo o Bolsa Estudante.

O registro no Apoia é feito em caso de ausência por cinco dias consecutivos ou sete dias alternados, no período de um mês. O programa é um balizador para as ações de prevenção à evasão escolar, que tem os dados consolidados anualmente pelo Inep.

Leia mais

Governo vai chamar novos policiais penais em SC

Lula vence batalha para nomear Décio Lima presidente nacional do Sebrae

Inconsistências no Programa Bolsa Estudante podem chegar a R$ 19 milhões

Batalha de Lula e Hang por faixas em aviões em SC tem decisão na Justiça