SC levou à COP 27, no Egito, um indicador que aponta avanço na preservação da cobertura vegetal. O Estado é o quarto do Brasil que mais reduziu as taxas de desmatamento, revertendo um quadro que era negativo até poucos anos atrás. O governador Carlos Moisés (Republicanos) considera estratégica a melhora dos dados ambientais para que o Estado obtenha vantagem no mercado global a longo prazo.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O indicador corresponde a 2020 e 2021, quando a área desmatada por ano em SC reduziu 15%, de 1.747 hectares para 1.489 – outros 20 estados brasileiros tiveram aumento no mesmo período.
– Nossos dados são do MapBiomas, um programa nacional que faz monitoramento dos principais biomas do Brasil. Em períodos recentes tivemos o destaque do nosso estado era bastante negativo. No último relatório, ficamos entre os quatro que mais reduziram o desmatamento – detalha o secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, que integra a comitiva catarinense na COP 27.
SC faz acordo com RS, PR e MS para frear mudanças climáticas
Continua depois da publicidade
Na avaliação do secretário, a melhora é resultado da integração de esforços entre Polícia Militar Ambiental, IMA e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, criada em 2019, para formatação de políticas públicas.