A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú montou um consultório médico, em parceria com a Secretaria de Saúde, para atender profissionais que trabalham nas escolas e que tenham suspeita de Covid-19 após o retorno às aulas presenciais. O consultório avançado começou a funcionar nesta quinta-feira (18).

Continua depois da publicidade

> Mais de 527 mil alunos voltam às aulas na rede estadual de SC nesta quinta-feira

A intenção é evitar que professores e profissionais da educação sejam encaminhados para as unidades de saúde do município, onde é maior a probabilidade de contato com pessoas contaminadas – o que aumenta o risco de que casos não confirmados inicialmente resultem em contágio.

> Tire todas as suas dúvidas sobre a volta às aulas em Santa Catarina

Outra razão é dar agilidade ao diagnóstico. No consultório específico, os trabalhadores da educação que tiverem indicação serão testados com antígeno rápido, que dá o resultado em até 30 minutos.

Continua depois da publicidade

Segundo o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), o consultório avançado integra o monitoramento dos profissionais de educação, que também conta com avaliação diária do estado de saúde. Por enquanto, eles respondem a questionários físicos em que indicam se apresentaram algum sintoma. A partir de março, esse monitoramento será virtual, por meio de um aplicativo de mensagens.

– Fizemos uma aderência com a saúde para oferecer uma estrutura diferenciada, já que é uma novidade para todos nós. Precisamos montar uma estrutura de assistência à educação, já que a vacina ainda não chegou para todos – diz o prefeito. 

As aulas retornaram em Balneário Camboriú em sistema híbrido, presencial e à distância.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​