A construtora catarinense Embraed, especializada no mercado de luxo, completou a compensação voluntária de 100% das emissões de gás carbônico de suas atividades em 2021. A empresa anunciou a neutralização por meio da aquisição de créditos de carbono gerados pelo projeto Florestal Santa Maria, na região amazônica.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A operação foi intermediada pela climatech brasileira Moss. A parceria envolveu um inventário das emissões da construtora, que leva em consideração o resultado direto e indireto das emissões de gases de efeito estufa e segue as determinações do Protocolo de Kyoto. O trabalho estimou a emissão equivalente a 3.971 toneladas de CO2 geradas pela operação da empresa no ano passado.
De acordo com projeção da Moss, em ordem de grandeza, o impacto da iniciativa corresponde a uma compensação equivalente a 719 voltas de carro na Terra e 5.339 viagens aéreas entre São Paulo e Nova York.
O inventário estimou as emissões de toda a operação da Embraed nas operações em Santa Catarina – em Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema – e no Paraná, em Maringá. Para isso, foram analisados desde a frota de veículos, aparelhos de ar-condicionado e consumo de energia, até as operações referentes à cadeia de fornecedores, que não são de responsabilidade direta da construtora. Os itens de responsabilidade de terceiros representaram 96% do total das emissões em 2021.
Continua depois da publicidade
De acordo com a tratativa, os recursos destinados pela construtora à compra dos créditos vão contribuir com a preservação de 71,7 mil hectares na Amazônia. A área integra o projeto Florestal Santa Maria, localizado no município de Colniza (MT), que se baseia no uso econômico não predatório da floresta. A compensação também deve beneficiar projetos sociais do entorno da área de preservação, as populações ribeirinhas e contribuir para o desenvolvimento local.
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz