Um projeto conduzido pela Fiocruz com um mosquito modificado poderá ajudar Santa Catarina a conter o aumento alarmante de casos de dengue. A proposta é introduzir no Estado mosquitos aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, um método natural que reduz a incidência de dengue, chikungunya e zika.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Wolbachia impede o aedes aegypti de transmitir o vírus, e funciona como um controle biológico da dengue. A bactéria é transmitida pela reprodução dos insetos, e em pouco tempo a população de aedes aegypti passa a ter, majoritariamente, a Wolbachia – o que controla a transmissão da dengue.

A bactéria é encontrada naturalmente em cerca de 50% de todas as diferentes espécies de insetos, e já vem sendo usada com sucesso no Brasil desde 2014.https://www.nsctotal.com.br/colunistas/saavedra/com-sobrecarga-saude-de-joinville-enfrenta-nova-crise

Dengue: Com sobrecarga, saúde de Joinville enfrenta nova “crise”

Continua depois da publicidade

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, tem discutido com a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a inclusão do Estado no programa. A expectativa é trazer o método para a Grande Florianópolis, onde a situação epidemiológica é mais grave no momento.

Carmen Zanotto voltou da última viagem a Brasília, na semana passada, com a expectativa de que o Estado será atendido – mas ainda sem uma previsão de data.

SC registra em média 56 casos por dia de dengue

O World Mosquito Program (WMP), criador do método Wolbachia, está presente em 12 países na Ásia, Oceania e Américas. No Brasil, é financiado pelo Ministério da Saúde, conduzido pela Fiocruz e está presente no Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Petrolina (PE).

Leia mais

Dono de empresa que iria operar Porto de Itajaí é preso em ação contra tráfico internacional de drogas

Continua depois da publicidade

Secretário de Educação fala em bebida alcoólica em festas na escola e causa polêmica

Governo vai chamar novos policiais penais em SC

Lula vence batalha para nomear Décio Lima presidente nacional do Sebrae

Inconsistências no Programa Bolsa Estudante podem chegar a R$ 19 milhões

Batalha de Lula e Hang por faixas em aviões em SC tem decisão na Justiça