Pode soar estranho, mas a única e última praia deserta de Balneário Camboriú tem dono: a Caixa Econômica Federal é a proprietária de todos os terrenos na orla da Praia de Taquarinhas, uma joia intocada na região das Praias Agrestes. E ela está perto de mudar de mãos.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Governo do Estado vai retomar as tratativas para assumir a gestão da área, que pode ser transformada em um parque ambiental com utilização para o ecoturismo. A proposta é de cessão temporária e sem custos, por um período de 30 anos.

O deputado Ivan Naatz (PL), que ao longo dos últimos anos coordenou as discussões sobre Taquarinhas nas Alesc, finalizou as conversas com a Caixa há algumas semanas, informando sobre o interesse do Estado.

As belezas e os segredos da única praia deserta de Balneário Camboriú; veja fotos

Continua depois da publicidade

Os imóveis se tornaram um “elefante branco” para o banco, que tomou os terrenos como garantia de um empréstimo milionário que não foi pago por uma construtora do Paraná, que era proprietária da área. Os terrenos, em tese, são valiosos – como qualquer área de frente para o mar em Balneário Camboriú, que tem o metro quadrado mais caro do Brasil.

Ocorre que os imóveis estão 100% em área de preservação ambiental, o que inviabiliza qualquer tipo de construção privada.

Em 2019, o banco chegou a levar os terrenos a leilão, mas não apareceram interessados. A Caixa poderia ter colocado, então, os terrenos em venda direta. Mas a área não chegou a ser anunciada. Desde então, o banco não definiu o que fazer com a preciosidade que tem em mãos – e tanto a prefeitura de Balneário Camboriú quanto o Estado discutem meios de tornar Taquarinhas um parque ambiental com atividade turística de baixo impacto.

Praia deserta de Balneário Camboriú pode ganhar nome de banco

Em junho, uma proposta do vereador André Meirinho (PP), autor da lei que autorizou “naming rights” em Balneário Camboriú, sugeriu à Caixa que, em troca dos terrenos, o banco público tenha o nome associado ao futuro parque ambiental, em uma ação de propaganda e marketing – o que compensaria a transferência da área ao Estado.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da Praia de Taquarinhas

Leia mais:

Chefão do tráfico com conexões em Balneário Camboriú está em prisão resort na Bélgica

Milionário iate clássico italiano desembarca no Brasil e será vendido em SC

A briga familiar de milhões pela construtora do “prédio do Neymar” em Balneário Camboriú

Arranha-céu com 500 metros de altura vai fazer Balneário Camboriú arrecadar como nunca

Balneário Camboriú terá nova onda de valorização imobiliária