A prefeitura de Balneário Camboriú apresentará nos próximos dias uma espécie de plano diretor para a ocupação do calçadão da Avenida Central, um dos mais tradicionais do Estado. O espaço passará por uma reforma e ganhará um novo layout depois do verão – mas a mudança não será apenas arquitetônica. A ideia é que o calçadão fique parecido com outros espaços de convivência que fazem sucesso na cidade, como o badalado Passeio São Miguel, empreendimento privado que reúne comércio e gastronomia na região Centro-Sul.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A proposta arquitetônica, que já vem sendo tratada desde antes da pandemia, é mais fácil de implementar – a prefeitura pretende dar início às obras após o Carnaval, para que não atrapalhe o período de maior movimentação de turistas na cidade. O projeto tem área coberta, fontes de água e paisagismo. O desafio será a adesão ao modelo de ocupação que o município vai propor, que será apresentado aos proprietários dos imóveis.
Carros de luxo transformados em viaturas da PM em SC são tirados de circulação
Até agora, o projeto se saiu bem em reuniões internas com representantes do comércio e outros setores da economia. Mas fica claro que o modelo proposto pela prefeitura pretende mudar a característica popular do calçadão, região central e mais movimentada da cidade – o que pode levar a região a afastar seu público atual, numa espécie de gentrificação.
Continua depois da publicidade
Alargamento de Balneário Camboriú causará onda de obras em praias no Brasil
Atualmente, a ocupação desregrada dos espaços no calçadão incomoda moradores e é alvo de muitas reclamações por desrespeitarem um modelo mais “amigável” aos pedestres. Ao longo dos últimos anos, o local perdeu parte de seu comércio tradicional e o papel relevante no comércio de rua de Balneário Camboriú, que é bastante forte. Se a aposta der certo, o calçadão voltará repaginado.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú