Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recriaram o perfume favorito de Cleópatra, uma das mulheres mais conhecidas e fascinantes da história antiga. A influente rainha egípcia, conhecida pelo poder e pelos casos de amor – ela se envolveu com dois dos homens mais importantes de sua época, os romanos Julio Cesar e Marco Antonio – usava um perfume chamado de mendesiano, em referência à cidade de Mendes, no Antigo Egito.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O laboratório de química da UFSC, Quimidex, recriou a essência usando como base a fórmula divulgada por dois pesquisadores alemães especialistas em perfumes da antiguidade, Dora Goldsmith e Sean Coughlin. Para chegar ao perfume de Cleópatra, foram utilizadas análises químicas de achados arqueológicos e fórmulas preservadas em textos da Grécia Antiga – um projeto dos arqueólogos Robert Littman e Jay Silverstein.
O perfume de Cleópatra leva canela, óleo de bálanos – frutos do carvalho – resinas e mirra. Usando a fórmula, foi possível aos pesquisadores da UFSC chegar ao provável cheiro da rainha do Egito. O perfume pode ser sentido pelos curiosos na exposição permanente “A química dos perfumes”, localizada no térreo do bloco Espaço Físico Integrado (EFI) e aberta à comunidade. Na visita interativa, integrantes do laboratório explicam desde a história das fragrâncias até processos químicos que levam à extração de óleos essenciais
Leia também
Prédios que balançam com o vento: engenharia desafia a física em Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade
VÍDEO: SC registra primeira neve do inverno em 2023
Vídeo impressionante mostra vento arrancar telhado inteiro de casa em Itapema