O julgamento do processo que pede a cassação do senador Jorge Seif (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é importante não apenas porque pode mexer na representação de Santa Catarina no Senado – mas também porque tem potencial para “embaralhar” o cenário das eleições municipais em outubro no Estado.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Se a decisão for pela cassação do senador, e o Tribunal determinar a realização de uma eleição suplementar, ela deve ocorrer junto com as eleições municipais – e, com isto, a tendência é que elas sejam “engolidas” pela disputa para o Senado.
Diversos fatores podem colaborar para essa verticalização das eleições. Um deles é a própria cassação do senador, que tende a seguir reverberando. O segundo ponto é a provável participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como cabo eleitoral.
Como o PL sai ganhando se Seif for cassado e SC tiver nova eleição ao Senado
Continua depois da publicidade
Bolsonaro vem prometendo estar presente no palanque nas principais cidades do Estado. Mas, com uma disputa ao Senado em jogo, a tendência é que o “fator Bolsonaro” se torne mais relevante – o que, segundo fontes de política ouvidas pela coluna, deve desequilibrar a disputa a favor do PL.
Outra questão a ser observada é uma possível antecipação da disputa de 2026 na raia bolsonarista estadual, com mais de um candidato tentando se firmar na posição de representante de Bolsonaro.
Isso tiraria das eleições municipais alguns candidatos com grandes chances de se elegerem nas prefeituras. É o caso de João Rodrigues (PSD), por exemplo, que já manifestou interesse em disputar uma eventual vaga ao Senado. Significa que cidades onde o cenário está praticamente desenhado podem ter reviravoltas, com novos candidatos se apresentando para a disputa.
A esta altura, tudo dependerá do que decidirem os ministros do TSE.
Leia mais:
Colombo se reúne com Kassab em Brasília às vésperas de julgamento de Seif
Seif fala pela primeira vez sobre processo de cassação
Raimundo Colombo pode sair senador do julgamento de Jorge Seif