O governador Jorginho Mello (PL) confirmou presença na próxima reunião do Consórcio dos Estados do Sul e Sudeste (Cosud), que ocorre na próxima semana no Espírito Santo, de 8 a 10 de agosto. Com isto, não deve estar presente nas agendas do presidente Lula (PT), que deve fazer a primeira visita oficial ao Estado na sexta-feira (9).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Lula deve participar da entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis e do lançamento ao mar da primeira fragata da Marinha do Brasil, construída em Itajaí – um projeto de R$ 11 bilhões do setor de defesa. A presença do presidente é mais um gesto na relação com os militares.

Procurado pela coluna, o Governo de Santa Catarina confirmou que o governador pretende participar do encontro do Cosud – mas a agenda pode mudar nos próximos dias, o que indica que acompanhar a agenda do presidente não está totalmente descartado.

Deputado terá que indenizar professores da UFSC que chamou de “vagabundos”

Continua depois da publicidade

Bolsonarista, Jorginho tem evitado aproximação com o governo federal – o que levou a uma crítica de Lula e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante o lançamento da etapa mais recente do PAC, na semana passada.

Em Vitória (ES), os governadores do Sul e Sudeste têm um encontro marcado com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para tratar sobre a PEC da Segurança Pública, que deve ser encaminhada pelo governo federal ao Congresso, e sobre o Fundo Penitenciário.

O convite ao ministro foi feito pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e Lewandowski já teria aceitado.

Lula coloca em xeque discurso democrático ao passar pano para Maduro

A segurança pública foi um assunto tratado recentemente pelo Cosud. Os governadores assinaram em conjunto, em março, uma carta de propostas para o combate à criminalidade. O documento foi entregue aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e também ao ministro da Justiça.

Continua depois da publicidade

O anfitrião da reunião do Cosud será o governador capixaba, Renato Casagrande (PSB). Confirmaram presença, além de Jorginho, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul.