A prefeitura de Balneário Camboriú apresentará neste sábado (4), durante a inauguração da faixa de areia de Praia Central, o projeto de reurbanização da Avenida Atlântica, que foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura carioca Índio da Costa. A coluna teve acesso a algumas imagens da proposta de requalificação da orla, que incluem áreas verdes, espaço de lazer e para esportes.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A versão foi alterada em relação às primeiras imagens, que vazaram em maio do ano passado, e que traziam uma versão mais “enxuta” do projeto. A expectativa é que as obras avancem cerca de 20 metros sobre a faixa de areia. O espaço extra é necessário para ampliar a área do calçadão, onde será instalada uma nova ciclovia, pista de corrida e caminhada e paisagismo.
Como Balneário Camboriú transformou polêmicas com alargamento em trunfo econômico e turístico
A ideia é que a Praia Central tenha mais espaços de convivência, além de nova infraestrutura turística com quiosques e banheiros. O avanço sobre a faixa de areia alcançará a área de restinga, que começará a ser plantada após a temporada de verão. O projeto, orçado em R$ 1,5 milhão, prevê a instalação de mais de 33 mil mudas de plantas nativas ao longo de toda a orla. O cinturão verde vai ajudar a proteger a obra de alargamento.
Continua depois da publicidade
Alargamento da praia em Balneário Camboriú será entregue neste sábado; veja infográfico e agenda
Orçamento
A previsão de custos da reurbanização da faixa de areia, e os prazos para execução, ainda não foram divulgados. Há expectativa de que o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) informe esses detalhes durante a apresentação do projeto.
Balneário Camboriú terá disputa de arranha-céus pelo título de maior da América do Sul em 2022
O escritório Índio da Costa foi contratado pelo Instituto + BC, um grupo de empresários da construção civil de Balneário Camboriú, que doou o projeto ao município. O mesmo instituto privado contratou e doou o projeto inicial do alargamento da faixa de areia.
Com 40 anos de atividade, o escritório de arquitetura responsável pela proposta assina projetos urbanísticos como o do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, as orlas de Búzios (PR) e Aracaju (SE), entre outros.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú