Balneário Camboriú voltou ao noticiário nacional com a informação de que terá, em breve, o maior prédio residencial do mundo: o Triumph Tower, um gigante com mais de 500 metros de altura e mais de 100 andares que será erguido pela construtora FG na Barra Sul, à beira-mar. Os detalhes finais, tanto de altura quanto de número de pavimentos, estão em fase de ajustes.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O superprojeto está em etapa final de aprovação na prefeitura – o que inclui as negociações sobre as contrapartidas que envolvem todos os projetos de arranha-céus em Balneário Camboriú. São instrumentos que estão previstos no Estatuto das Cidades, como a outorga onerosa e o solo criado, que Balneário aprendeu a usar “como ninguém”.

Em uma cidade territorialmente pequena, mas com muito “apetite” da construção civil, esses instrumentos legais foram transformados, ao longo dos anos, em modelo de ocupação – a ponto de prefeituras de todo o país procurarem o município em busca de projetos para desenvolver determinadas áreas das cidades.

Helicóptero faz chover dinheiro na praia em Balneário Camboriú; fotos

Continua depois da publicidade

Com terrenos pequenos, a prefeitura estimulou as construções a subirem cada vez mais alto em troca do pagamento de recursos que foram incorporados ao tesouro do município ao longo dos anos. Essas verbas foram reaplicadas em obras que criaram uma espécie de ciclo virtuoso de valorização imobiliária.

O modelo sui generis de ocupação rendeu a Balneário Camboriú um skyline bem catacterístico, com uma profusão fora do comum de arranha-céus. Há quem goste, há quem deteste. Mas o fato é que, em breve, todos os 10 maiores residenciais do Brasil estarão na ciade. Hoje, são seis – incluindo duas das maiores construções da América Latina, os edifícios One Tower, da FG, e o Yachthouse by Pininfarina, da Pasqualotto & GT.

Quem está por trás da “chuva” de dinheiro em plena Praia Central de Balneário Camboriú

A construçao do gigantesco Triumph Tower, no entanto, levará Balneário a um novo patamar de altura, comparável ao dos superedifícios na Ásia, no Oriente Médio, e em Nova York. O atual recordista de altura, entre os residenciais, é o Central Park Tower, que tem 472 metros e 98 andares.

A obra do mais novo gigante de Balneário Camboriú terá a parceria da Havan, do bilionário Luciano Hang. A previsão é que o lançamento ocorra no segundo semestre deste ano.

Continua depois da publicidade

Conheça os prédios mais altos de Balneário Camboriú