O comércio exterior, principal impulsionador da economia de Itajaí, entrou na campanha eleitoral pela porta dos fundos. A discussão do tema entre os candidatos que disputam o comando do maior PIB de SC teve acusação de “fake news” reconhecida pela Justiça e pedido público de desculpas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O embate ocorreu entre Carlos Chiodini (MDB) e Robison Coelho (PL), durante um debate transmitido na última quinta-feira (5). Coelho acusou Chiodini de ter votado no Congresso Nacional a favor da MP das Subvenções, que altera benefícios fiscais para  empresas de comércio exterior e é alvo de reclamações do setor.

– Pode acompanhar lá, enquanto deputado votou para prejudicar Itajaí e aumentar impostos – afirmou o candidato do PL.

A fala foi instantaneamente “recortada” e distribuída nas redes sociais. Chiodini, que na verdade votou contra o projeto, não respondeu Robison durante o debate – mas representou contra o adversário na Justiça alegando divulgação de “fake news”.

Continua depois da publicidade

O juiz Fernando Carboni reconheceu tratar-se de desinformação e determinou a retirada das publicações das redes. “A afirmação realmente é sabidamente inverídica, pois é que o representante votou favorável a uma lei, quando na verdade votou contra”, pontuou o magistrado.

A Justiça Eleitoral negou, entretanto, pedido de direito de resposta para a campanha de Chiodini. Apesar disso, nesta segunda, após a decião judicial, o candidato do PL publicou um vídeo reconhecendo a informação equivocada sobre o concorrente.