O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, assinou um diploma – um documento oficial – que confere a ele mesmo uma medalha por serviços prestados. A foto do documento com a auto-homenagem foi parar nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
> Bolsonaro faz piada com “ozônio de Itajaí” e Covid-19
A honraria, na verdade, foi prestada pela 12ª Região de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul. A medalha concedida ao comandante é comemorativa e foi uma iniciativa do coronel Amarildo Alves, subordinado ao coronel Tonet, que comanda a regional.
A polêmica é fruto de um entrave burocrático. A PM explicou que o diploma com a assinatura do comandante é um documento padronizado. Em nota, informou que “os diplomas são impressos de forma automática, por padrão, inclusive com assinatura digitalizada do Comandante-Geral”.
O que indica que não foi considerada a hipótese de que a tropa concedesse homenagens ao ‘chefe’.
Continua depois da publicidade
> Vacina da Covid-19 em SC: municípios e Butantan assinam acordo para compra de doses
Medalha aprovada
A honraria a Tonet foi aprovada pelo Conselho de Mérito da PMSC, a quem cabe deliberar sobre as homenagens que prestadas pela corporação no Estado. Embora integre o conselho, o comandante-geral não estava presente no ato de aprovação da medalha, que foi comandado pelo chefe do Estado-Maior da PM no Estado, coronel Luciano Pinho.
Ao G1, coronel Tonet disse que, depois da repercussão da ‘auto-homenagem’, pediu que o ato seja alterado para que a assinatura do comandante-geral não apareça mais nos documentos quando for ele o homenageado.
– Para evitar esse dissabor de ter interpretações diferentes tentando dar um tom pejorativo, eu pedi que se faça a alteração do ato, para que quando houver a indicação do comando-geral não seja mais a assinatura do comandante-geral no documento que faz a diplomação, materializa o ato – informou.
> SC tem 771 pacientes hospitalizados por coronavírus; 398 precisam de respiradores
Veja a nota oficial da PMSC sobre o caso:
“Na última terça-feira, 8, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dionei Tonet, foi agraciado com a medalha comemorativa da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) de Santa Catarina, sediada em Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Pela legislação em vigor, uma comissão permanente denominada Conselho do Mérito analisa as propostas de agraciados para as medalhas, brasões, e outras honrarias que são concedidas pela Corporação. Ao final desse processo, os indicados têm suas medalhas outorgadas pelo comandante-geral.
É necessário ressaltar que o comandante-geral, mesmo sendo integrante do Conselho do Mérito, não participou desta reunião que deliberou sobre a concessão da medalha comemorativa da 12ªRPM.
Os diplomas são impressos de forma automática, por padrão, inclusive com assinatura digitalizada do Comandante-Geral. Portanto, o diploma objeto desta nota, não deveria ter sido emitido.
Uma alteração na legislação que regulamenta a concessão de honrarias foi determinada pelo comandante-geral, evitando que situações como estas se repitam”.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz